O blogue teve em 2023, 35.671 visitas; 48.603 em 2022; 117.160 (2021); 50.794 (2020); 48.799 (2019); 98.329 (2018) e 106.801 (2017) +++ e mais de 838mil desde julho/2010, tendo atingido meio milhão em 5/6/2020

20.8.10

Um voto aos descrentes em Tomar

Este post é integralmente dedicado aos habituais críticos, "velhos do restelo" e descrentes de todas as matizes, credos e ideologias.

É que os dados que temos, conforme já divulguei, por exemplo do número de visitantes atendidos no Posto de Turismo Municipal (Sede do Museu Municipal João Castilho) com um aumento de 50% em Julho. Mas não só esses dados demonstram que as visitas a Tomar estão a aumentar, como é notório o aumento de movimento em diversas actividades comerciais.

Aumentam as visitas à cidade, aumentam as dormidas nas residenciais e hotéis, aumentam as permanências nos Parques de Campismo, aumentam as vendas de refeições na restauração.

E se mesmo assim não acreditam perguntem aos comerciantes que, depois de dizerem que a crise aperta e que isto esta cada vez pior, a medo e de forma ainda titubeante lá vão assumindo que há mais movimento, especialmente na restauração.

Se não fora as obras permanentes, sem aviso de inicio ou de fim, as dificuldades na limpeza, no asseio geral e nas facilidades de casas de banho, inexistentes a não ser na cerrada dos
cães e nas imediações da igreja de Santa Maria, teríamos já uma cidade que diríamos fortemente vocacionada para o turismo e verdadeiro motor de desenvolvimento do Concelho a esse nível.

Mas que os turistas aí estão, disso já ninguém pode ter duvidas.

Claro que dirão que o Municipio nada tem a haver com isso. Que os investimentos que temos feito em publicidade à volta dos eventos âncora do Carnaval, Sopa, Lego e Tomarimbando são completamene indiferentes a isso.

Claro que dirão que não interessa nada termos colocado desde Abril, todos os munumentos visitáveis, s ainda a Casa dos Cubos e a Casa Memória Lopes Graça, abertos de Terça a Domingo, das 10H às 19H, ainda com alguns desacertos, mas capazes de tornar um dia de visita a Tomar numa agradável e frutuosa jornada.

Claro que dirão que as apostas, diferentes, que temos feito com os Festivais Tomarimbando e Bons Sons ou as que vamos fazer nas Estátuas Humanas, na equipa sénior do Sporting de Tomar,
na Gala do Acordeão dos Templários ou no Mercado da Republica e que ainda estamos a fazer com a animação na Praça da Republica nada interssam.

Dirão o mesmo do encerramento de um pequeno troco de Rua no Centro histórico, mas que mais uma vez relançou o conceito e vejam só a cada vez maior quantidade de esplanadas que temos na Cidade.

E outra iniciativa que começou este ano, também com o nosso apoio, o Nabão Activo (Sabacheira-Pedreira) capaz de valorizar outra componente importante do nosso património: o ambiente, será decisiva para o futuro.

Sonho com o dia em que de Inverno e de Verão Tomar será o sítio onde se vem comer, beber,
fruir a vida. Nesse Concelho, há oportunidades para todos e os que trabalham serão recompensados.

Sei que estou no sítio certo para o ajudar a concretizar.

Fa-lo-ei, contra ventos e marés e especialmente a favor de todos nós: os que não se deixam cair no desânimo e têm uma perspectiva positiva da vida!

E quem não acredita em Tomar e nas suas gentes, não a deve Governar!