O blogue teve em 2023, 35.671 visitas; 48.603 em 2022; 117.160 (2021); 50.794 (2020); 48.799 (2019); 98.329 (2018) e 106.801 (2017) +++ e mais de 838mil desde julho/2010, tendo atingido meio milhão em 5/6/2020

1.11.12

A incapaz esperança de Obama

Transcrevo a seguir, do blogue "memória virtual", a ultima analise à grelha de partida para as eleicoes presidenciais deste fim de semana nos Estados Unidos, onde o atual presidente não tem ainda a reeleição garantida.

Acho perfeitamente natural tal fato, apesar de Romney ser um conservador e ter por vezes tiradas "tolas", mas tipicamente americanas, uma vez que a frustração em relação à retórica e à indução de promessas deixadas por Obama nas eleicoes de 2008 quando, contra todas as espetativas, derrotou a grande candidata Hillary Clinton, nas primarias e de seguida levou de vencida o candidato republicano, tendo por base o voto rácico negro e das minorias "miseráveis" da América pôs-industrial e de suburbio.

Com conversa de presbítero, Obama elevou a esperança dos pobres e dos miseráveis americanos fazendo-os acreditar no impossível, num pais que destrói a economia mundial e afunda o mundo ocidental com financiamento sucessivo obtido na China.

Obama equivale hoje à frustração de uma classe baixa que pensava sair da miséria e de uma classe media que pensava "safar-se" sem ter de pagar o cartão de crédito. Mas enganaram-se porque o poder de Obama é nulo, a sua capacidade política menor ainda e quem manda na América (e no mundo) nao quer saber dos milhões de negros que votaram em Obama, n dos milhões de pobres e deserdados que nele acreditaram. Esse foi sempre o grande calcanhar de Aquiles de Obama: vender frustração.

Pode até ganhar ainda este ano. Mas o caminho que trilhou entregará os estados Unidos à extrema-direita "religiosa" e com isso aproximará ainda mais o mundo da grande guerra que se aproxima...

Mas vamos à análise:


Eleições Presidenciais EUA - 2008
A uma semana das eleições Presidenciais nos EUA, é altura de começar a arriscar nestas actualizações do acompanhamento da evolução das tendências, que aqui tenho vindo a fazer, com o apoio de um grafismo disponibilizado pelaCNN. Tendo por base as inúmeras sondagensrealizadas até à data, preparei o seguinte mapa, por Estado:
A posição que é possível antecipar neste momento resume-se da seguinte forma:
Barack Obama
Claro favoritismo de Barack Obama - 18 Estados (indicando-se também o correspondente número de “Grandes eleitores”): California (55), Connecticut (7), Delaware (3), Hawaii (4), Illinois (20), Maine (4), Maryland (10), Massachussetts (11), Michigan (16), Minnesota (10), New Jersey (14), New York (29), Novo México (5), Oregon (7), Pennsylvania (20), Rhode Island (4), Vermont (3) e Washington (12); para além do District of Columbia (3) – correspondendo a um total de 237 “Grandes Eleitores”.

Mitt Romney
Claro favoritismo de Mitt Romney  - 24 Estados: Alabama (9), Alaska (3), Arizona (11), Arkansas (6), Carolina do Norte (15), Carolina do Sul (9), Dakota do Norte (3), Dakota do Sul (3), Georgia (16), Idaho (4), Indiana (11), Kansas (6), Kentucky (8), Lousiana (8), Mississippi (6), Missouri (10), Montana (3), Nebraska (5), Oklahoma (7), Tennessee (11), Texas (38), Utah (6), West Virginia (5) e Wyoming (3) – correspondendo a um total de 206 “Grandes Eleitores”.

Sendo a vitória nestas eleições alcançada com a obtenção de 270 “Grandes Eleitores”, tudo se deverá decidir nos restantes 8 Estados (os quais correspondem a um total de 95 “Grandes Eleitores”),  apresentando as seguintes tendências:
  • Ligeiro favoritismo de Barack Obama - Iowa (6), Nevada (6) e New Hampshire (4)
  • Ligeiro favoritismo de Mitt Romney - N/A
  • “Empate técnico” – Colorado (9), Florida (29), Ohio (18), Virgínia (13) e Wisconsin (10)
Considerando que as tendências se confirmarão nos casos de Iowa, Nevada e New Hampshire, a projecção de “Grandes Eleitores” passaria a totalizar 253 para Barack Obama, face a 206 para Mitt Romney – e a verdadeira grande disputa estaria reduzida a 5 Estados, onde estão em jogo 79″Grandes Eleitores” (nos quais, em 2008, Barack Obama venceu então em todos eles!)… e, em que, neste cenário, apenas necessitaria somar mais 17 “Grandes Eleitores”, podendo a “chave” decisiva estar no Ohio.
Salvo falhas significativas nas tendências apontadas pelas sondagens, depois do último debate entre os candidatos, Barack Obama parece agora bem mais seguro, posicionando-se como claro favorito à vitória, uma vez que surge também ligeiramente acima nas intenções de voto no Ohio e Wisconsin, enquanto Mitt Romney surge em posição ligeiramente favorável apenas na Florida, com Colorado e Virgínia absolutamente indefinidos.
Em resumo, se Barack Obama  confirmar as vitórias no Iowa, Nevada, New Hampshire e Ohio (tendo ainda o Wisconsin de “reserva”, para poder substituir uma eventual falha num dos três primeiros Estados referidos), assegurará a reeleição.
Em relação à projecção anterior, registo as seguintes alterações:
  • passagem “firme”, para o lado de Barack Obama dos Estados do Michigan e Pennsylvania (mais 36 “Grandes eleitores”);
  • passagem “firme”, para o lado de Mitt Romney dos Estados da Carolina do Sul e do Tennessee (mais 20 “Grandes eleitores”);
  • passagem para “ligeiro favoritismo” de Barack Obama – Iowa, Nevada e New Hampshire (anteriormente em “empate técnico”)
  • alteração de tendência nos Estados em situação de “empate técnico”, que estavam ligeiramente a favor de Mitt Romney, para tendência indefinida - Colorado e Virgínia.