O blogue teve em 2023, 35.671 visitas; 48.603 em 2022; 117.160 (2021); 50.794 (2020); 48.799 (2019); 98.329 (2018) e 106.801 (2017) +++ e mais de 838mil desde julho/2010, tendo atingido meio milhão em 5/6/2020

24.11.17

A Estação de Fátima continua a ser no Concelho de Tomar (apesar de tudo)

Há uns tempos andou por aí uma das pequenas polémicas, nas quais as redes sociais e, genericamente a "democracia digital", é especialista a gerar.

Prendia-se com o requentado facto da maioria dos comboios inter-cidades parar em Caxarias e não em Vale dos Ovos, na perspectiva da desvalorização desta última, localizado no Concelho de Tomar, face à primeira, no de Ourém.

Certos de que a "usurpação" do nome Fátima, estaria a ser conseguida pela vila de Caxarias onde se situa a estação do Concelho de Ourém, em detrimento da aldeia de chão de maçãs (vale dos ovos) em Tomar.

O argumento - real, de que sempre foi em vale dos ovos que a estação de Fátima existirá, fruto da interseção da estrada nacional que liga Tomar a Leiria (EN113), com passagem por Ourém e ligação a Fátima, com a linha do Norte.

Caxarias, por seu turno fica na interseção desta mesma linha com a EN356, que liga Alvaiázere a Ourém.

Com a entrada em funcionamento do IC9, ficaram as duas localidades com nós de acesso nas proximidades e a ligarem diretamente a Fátima.

Já por aqui ficou demonstrado que, por mais estranho que nos possa parecer, Caxarias é efetivamente mais próximo de Fátima cerca de 1Km, do que a estação de Fátima em vale dos ovos. Garanto-vos, pois já o testei, que a distância-tempo, cumprindo os limites legais de velocidade, é exatamente o mesmo.

Quanto à diferença de serviços e dimensão das localidades nada há a dizer, uma vez que uma das localidades sendo vila, com escola até ao 9ºano, bancos, correio e tudo o que é normal existir num centro urbano pequeno e outra sendo uma aldeia, localizado numa freguesia onde nem uma escola ou jardim de infância existe,...

Bem. E a estação.
Pois. Apesar disso tudo, a estação de Fátima continua a ser no Concelho de Tomar, conforme demonstram as fotos e cópia do horário em vigor da CP.


Talvez daqui a uma(s) década(s) se conseguirmos voltar a ter desenvolvimento na freguesia da Sabacheira e/ou Tomar aposte em fazer da Estação de Fátima o seu posto avançado de ligação ao Norte do País, possamos estar mais descansados. 

Até lá, até podemos agradecer à CP esta "especial" deferência histórica:
A ESTAÇÃO DE FÁTIMA CONTINUA LOCALIZADA NO CONCELHO DE TOMAR!